quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tudo que move é sagrado.


“A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no Homem.”

Tema pouco falado no meio espírita, mas de grande importância, é a relação entre os animais e a doutrina espírita.
Possuem alma os animais? Sobrevivem à matéria? São muitos os questionamentos sobre o tema.

Ainda que inferior, os animais possuem alma semelhante a do homem e esta sobrevive à morte, geralmente reencarnando logo após o desligamento feito com o auxilio dos espíritos encarregados dessa tarefa.

O livro “Todos os animais merecem o céu” relata que a colônia Rancho, no plano espiritual , cuida dos animais e auxilia na sua evolução. Onde há vários colaboradores divididos em equipes de resgate, cirurgiões, responsáveis pelos animais selvagens, etc. Todas estas com o intuito de amparar esses nossos irmãos.

Os animais sofrem e sentem dor, diferentemente das plantas que só possuem sensações. Ainda assim existem pessoas que maltratam, abandonam e ferem esses seres que tanto têm a nos ensinar.

Em meio a muitas notícias de desrespeito a esses nossos irmãos caçulas, recebi uma história que me comoveu. Foi encontrado nas ruas um casal de cachorros em que o macho não enxergava e a fêmea, que tinha a vista saudável, cuidava dele o tempo todo, guiando-o e alimentando-o.
Quantos de nós anularíamos a nossa vida em prol de cuidar de um deficiente visual? Garanto que poucos.

Conversando com quem tem e ama um animalzinho de estimação, veremos o quanto eles nos auxiliam na nossa jornada evolutiva. Quem nunca sentiu um alívio de suas dores mais íntimas ao receber uma lambida de seu cachorro ou um aconchego de seu gatinho?
Ao mesmo tempo em que os animais nos auxiliam, devemos auxiliá-los também, porque quanto menos capazes forem os seres de defender seus direitos, maior é o nosso dever de defendê-los.
Já dizia Leonardo da Vinci: “Quando o homem conhecer o íntimo do animal, qualquer crime contra o mesmo será considerado um crime contra a humanidade”.

Devemos promover a valorização da vida animal por meio da educação humanitária, porque enquanto o homem continuar destruindo impiedosamente os animais, não haverá paz e saúde na humanidade. Aquele que semeia a morte e o sofrimento, não pode colher a alegria e o amor.

O que deve nos guiar é o amor e o respeito pelos animais e pela natureza, e a fé de que podemos contribuir para uma sociedade mais justa e pacífica.

Krishna Atma

2 comentários:

  1. Essa matéria é um grande convite ao exercício do amor incondicional e despretencioso pois TODOS os animais merecem sim ser bem tratados e amados. Para os que ainda não conhecem, sugiro uma visita a APA de Campos, lá, poderemos sempre levar ao menos alegria aos pequenos abandonados por seus donos...
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo!Todos os aimais merecem o céu!;)
    Com Léo disse, temos a APA aqui em Campos. Para quem quiser saber mais sobre ela pode entrar no seu perfil do orkut( http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=16969605852511270709 ) ou falar comigo ( krishna_atma@yahoo.com.br ) .

    Beijos!!

    ResponderExcluir