Todos nós sonhamos em viver bem, com saúde, com uma família linda, em harmonia, cheia de amor e filhos amados.
Todavia, ao longo de nossas trajetórias nesta vida passageira aqui na terra, muitas vezes nos permitimos vivenciar mais as coisas da matéria em detrimento das coisas do espírito e nos esquecemos de quando nos foi dito “O meu reino não é deste mundo.” Então, porque ainda ignoramos o verdadeiro sentido do amor, do qual Paulo já nos falava na primeira epístola aos Coríntios (capítulo 13), buscamos insaciavelmente suprir nossas carências afetivas e legítimas nas coisas externas e de forma possessiva, e não notamos com isto que o mandamento maior é em verdade: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, afinal fomos criados para amar.
E, nesta luta por amar e ser amado, nos esquecemos de nós mesmos e também de Deus muitas vezes; mas o Pai, que ama seus filhos, nunca os esquece e, o tempo todo nos fala pelo coração, nos oferece diariamente oportunidades de aprendermos a amar e a transformar nossos sonhos em realidade.
Mesmo com nosso livre-arbítrio, tudo que podemos decidir em nossas vidas caminha dentro dos limites designados por Deus. Às vezes, viver parece-nos muito difícil, principalmente quando olhamos para dentro, quando nos deparamos com nossos próprios erros, vícios, fraquezas, egoísmo e orgulho; e esse movimento de reflexão de nossas próprias atitudes corrói a alma, às vezes até inconscientemente, gerando sentimento de culpa, de incapacidade momentânea, de ingratidão e até mesmo de revolta conosco mesmos, quando tomamos a consciência de que em alguns momentos geramos dor, sofrimento e incompreensão nos corações dos que nos amam e em nossos próprios.
Embora tudo isso às vezes aconteça em nossas vidas, nos tirando a saúde física e psíquica e nos rasgando o peito e a alma, precisamos ser fortes e ter fé na vida. Fé que o grande Pai está sempre nos cuidando e nos moldando com nossas próprias lágrimas para vivermos a verdadeira felicidade. Portanto é hora de olharmos pra dentro, de buscarmos nos conhecer melhor e entender o sentido de nossa existência atual. O motivo de tantas angústias, medos, e inseguranças que talvez já arrastemos por inúmeras encarnações, e que já é hora de compreender e superar. Porém é preciso acrescer que superar significa modificar o pensamento, as atitudes, fazer diferente, renovar hábitos. Somente desta forma estaremos dando passos para a verdadeira felicidade, para o mundo de regeneração, que nos aguarda de braços abertos, pois só estarão lá aqueles que se libertarem das paixões de hoje, paixões que nos impedem de amar e assim nos escravizam em nossas próprias vicissitudes e acomodações.
Nunca deixemos de nos movimentar e de acreditar que somos capazes! Isto é viver!
Agradeçamos então como o sábio, pela vida, pelas alegrias, pelos alimentos, pela dor, por nossos amores, pela capacidade de amarmos e pela certeza que já trazemos em nossos corações, de que amor é pra sempre e é para que aprendamos e busquemos sempre cuidar, consolar, compreender a todos e à própria vida com seus desafios e oportunidades de crescimento moral e espiritual.
Leo Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário