domingo, 4 de setembro de 2011

Plenitude do viver

A vida é muito mais do que se pensa, muito mais do que se quer...

Disse Jesus: “Eu venci o mundo.” Mas será que alguém que “venceu na vida” é um “vencedor da vida”?

Quase sempre “vencer na vida” nos dá a idéia de pessoa bem sucedida, que se deu bem nos negócios, que tem uma boa posição social ou tem o mando e a fama em algum lugar. Entretanto, essa pessoa não está livre de ser atribulada e infeliz. Algumas perdem o sentido da vida e desistem de viver e até se suicidam. Demonstram estar bem em tudo, mas no fundo vivem em aflição.

Para “vencer na vida”, na maioria das vezes basta acompanhar o ritmo da vida material, nem sempre com medidas honestas. Trabalhar, lutar, investir para “vencer a vida” no entanto, requer esforço para, primeiramente, vencer a si próprio, naquilo que temos de imperfeições. É tarefa mais difícil e exige esforço constante.

“Vencer na vida” não é algo indesejável ou pecaminoso. O que é condenável é deixar-se arrastar naquilo que ela também oferece de vícios, corrupções e erros.

Tirando o aspecto negativo, não há como negar que “vencer na vida” é um objetivo que devemos procurar, pois quem vence na vida pode ajudar ao próximo a viver uma vida melhor. Mas deve-se muito mais “vencer a vida”, empregar força de vontade, inteligência e sentimento, a fim de se superar, fazendo com que a vida se dobre diante de si e não dobrar-se diante dela.

No “vencer na vida” o homem a aceita como ela se apresenta e faz conforme as suas exigências. No “vencer a vida”, dá-se o contrário, o homem faz com que a vida siga a direção que ele impõe.

Ser vitorioso não significa ter o poder de determinar quais as situações em que venha a se encontrar. Eis que ocorrem acidentes, doenças ou reviravoltas. Quem vence a vida, é vencedor por si mesmo e não escravo das circunstâncias. Permanece firme e confiante, mesmo diante das dificuldades. O mesmo não acontece com quem vence na vida e se torna “vencido”, e se desespera se algum prejuízo material vier a acontecer.

Que possamos acreditar que somos capazes de vencer nossos medos e comodismos e viver a vida na certeza de um futuro melhor.

Norma Sueli

Nenhum comentário:

Postar um comentário