Desde os primórdios, os povos antigos criaram um pensamento, que atravessou a história do mundo, simbolizando o uso do poder, do autoritarismo, do mando: matar, em conjunto, o líder atuante, passando todas as células, como um organismo, a trabalhar, em uníssono, pelo bem geral, sem a necessidade do destaque de posições.
“Dividit et imperat” (dividir para governar). Sempre que os romanos conquistavam um povo, criavam muitos embaraços na política do lugar, de forma que surgissem várias facções e, como resultado, a desunião . O conquistador conseguia a dominação arbitrária, enquanto os adversários, entre si, se embolavam, colocando obstáculos à união do país, ao restabelecimento da paz.
Jesus, com sua visão superior, transcendental , estabeleceu que os seus discípulos deviam ser unidos como um feixe de varas. É muito fácil arrebentar uma vara, duas varas, até cinco varas; mas é impossível quebrar com as mãos um feixe inteiro. Allan Kardec estabeleceu que o maior adversário da doutrina espírita seria a dissensão , a desunião. Dando prosseguimento ao pensamento de Jesus, nosso convite para este ano que se inicia é de seguir a tríade de Kardec: trabalho, solidariedade e tolerância.
Através do trabalho, será possível ao indivíduo administrar o conhecimento, aprofundá-lo e deixar-se penetrar pelo seu conteúdo libertador;
A solidariedade é o passo que, de imediato, leva à união, porque o solitário não é solidário. No momento que passa a ser solidário, deixa de ser solitário e vibra em consonância com o organismo geral;
A tolerância abre-nos o movimento admirável da compreensão fraternal , de perceber que cada indivíduo tem suas limitações, seu momento de despertar.
Nossa perspectiva para o ano de 2009 é “ Unir para governar “, fazendo de cada companheiro uma célula geradora de energias que unidas terão a força do maior sentimento do universo: o AMOR.
E, perante esta proposta de união, fica uma reflexão do espírito Bezerra de Menezes para todos nós neste término de ano:
“ A melhor instituição será a que melhor expandir as condições de amor” .
“ A melhor casa será a que melhor implementar o regime de amor em grupo imprimindo seus deveres em caráter educacional”.
“ Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa-vontade”, assim ficou estabelecido com o nascimento de Jesus...
G.E. Culto Pedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário