
A maternidade é um privilégio para a mulher. É uma importante oportunidade reparadora para o processo da nossa evolução terrena.
A maternidade é também fonte de exigência e de sofrimento, ocasião de queda e de fraqueza, desafio de coragem e generosidade. É desafio contínuo ao sacrifício e renúncia, e por isso, ela é para nós, caminho de amor. A missão de ser mãe é cenário de grandeza e oportunidade de burilamento espiritual.
No exercício da maternidade podemos dizer que a mulher se “purifica” mesmo que nunca tenha gerado um filho. Toda mulher tem um pouco de mãe. Primeiro com a boneca, mais tarde com os irmãos. Casada, algumas vezes é mãe do marido. Sem filhos, será mãe adotiva e partilhará com alguém os benefícios do seu amor: aos sobrinhos, aos alunos e aos filhos alheios. Não basta somente um dia para homenagear as mães, porque o seu amor e carinho são sempre intermináveis.
Ser mãe é uma história sem começo e sem fim, porque nossas mães já sonhavam conosco muito antes da nossa existência, nos amavam antes de ver a nossa face e até nomes já escolhiam. Sempre generosas são lembradas por seus ensinamentos e sua imensa sabedoria.
Aprendi que ser mãe é viver sem esperar. É reconhecer o mundo através do amor profundo. É descobrir que a cada dia a vida recomeça. É enxergar muito mais com o coração. É ter facilidade em perdoar e não guardar ressentimentos.
Ser mãe é não ter cansaço, é plantar, adubar e colher os frutos semeados. Ser mãe é falar com sabedoria, é calar quando necessário, é escutar e buscar entender.
Ser mãe transcende a capacidade de gerar biologicamente um ser, pois é capacidade de gerar filhos na fé e no espírito. . . Encher de sentido nossa vida. É a razão de entender o quanto somos fortes. Mãe é o colo perfeito, onde as lágrimas de dor se transformam em consolo, para depois com o tempo, transformarem-se em aprendizado.
Busquemos na oportunidade de ser mãe, concretizar o milagre da vida e desenvolver mais a centelha do Amor Divino na construção de um mundo melhor.
Norma Sueli G. L. Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário