Sim, pode parecer paradoxal este tema, mas com algum tempo ele começa a fazer sentido em nossa vida. Para algumas pessoas perder pode significar vencer, ganhar e inúmeras outras possibilidades boas na vida.
Vejamos: Quantos de nós vivemos buscando a vitória? Lutamos pelo saber, pelo sucesso, pelo destaque, por aceitação social, pela melhor posição no trabalho, pelos elogios, e por termos razão sempre e tudo o mais que nos traga a sensação de sermos vencedores. Somente a vitória nos interessa!
Alguém poderia dizer: Mas por que vencer é tão importante assim? O que há de mal em perder? Por que essa idéia tanto assusta as pessoas?
Então mais uma vez nos pegamos cercados de perguntas, afinal são estas que nos impulsionam e fazem aprender, crescer, evoluir.
Nesses momentos imaginemos o que um sábio responderia. Talvez propusesse encontrar a grande vitória que há em perder, afinal isso também é possível. Só perdemos quando não encontramos sentido nas coisas, nos momentos vividos, nas pessoas amadas, no aprendizado desperdiçado, no jardim mal cuidado e principalmente no incômodo que a derrota nos trás. As vezes é mais fácil fingir que não nos importamos quando na verdade muito nos importamos. E este fingimento nos mascara para o mundo, para os amigos e até para nós mesmos.
Perder é tão significante quanto vencer se o objetivo é crescer espiritualmente, moralmente e intelectualmente. Grandes personalidades alegam ter vivenciado inúmeras experiências de “derrota” antes de alcançarem a “vitória”. Tudo é muito relativo e só depende de cada um de nós visualizar e focar o aprendizado que cada experiência vivida nos trouxe.
Assim para um bom exercício de reflexão, procuremos perceber, sentir, reavaliar e refletir sobre o sentido de nossas experiências de vitórias e derrotas ao final de cada dia, pois em tudo o que nos ocorre há Deus nos oferecendo o que mais precisamos para sermos felizes, e somente esta compreensão da mente com a aceitação do coração poderão nos deixar mais leves, livres, felizes e apaixonados pela vida.
Vença e vença! Mas sobre tudo vença a si próprio, pois o seu maior concorrente é você mesmo. Vença a acomodação, orgulho, egoísmo, vaidade, preconceitos, paradigmas e principalmente seu medo de amar e se deixar ser amado, porque só o amor pode ser o combustível da sua vitória. Assim como propôs Jesus: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo."
Leo Lopes
Muito belo o texto! Primeiramente devemos vencer nós mesmo... nossos medos, inseguranças e fragilidades. Vamos em frente na certeza que Jesus esta a nos guiar nessa jornada evolutiva que é a vida. Leonel
ResponderExcluir